BSG Saiba Mais . Por Felipe Pacheco - Itinerários Eletrônicos PARTE 1

11/07/2010 22:48

Um assunto muito debatido e que, por consequência, gera muitas dúvidas, são os itinerários eletrônicos, mais conhecidos no Rio de Janeiro como “vistas eletrônicas”. Atualmente no mercado existem dois tipos de itinerários automatizados, os compostos por leds e os compostos por dots (aquelas pequenas pastilhas de duas faces, uma preta e uma verde, que ao se combinarem, formam a mensagem no painel). Claramente mais utilizadas nos dias de hoje no Brasil, nosso assunto hoje serão os painéis compostos por leds.No mercado brasileiro temos alguns fabricantes que trabalham com os painéis de led. Podemos citar a Dimelthoz, a Mobitec, a FRT, a Translux, a Inova, a Lamix e a Hanover. Na nossa região, só não está presente a fabricante Hanover, que não possui representação por aqui ainda. Vamos falar um pouco sobre cada marca.

Comecemos pela Dimelthoz, a pioneira na fabricação de itinerários com led branco, a pedido de uma empresa muito conhecida nossa. A Dimelthoz ganhou reconhecimento das empresas ao ter sido a aposta do Grupo Redentor ao fazer a escolha definitiva de uma marca de itinerários eletrônicos para sua frota. É conhecida por possuir um alto brilho dos seus leds, e por ter sido a primeira a introduzir o sensor de luminosidade nos painéis, de modo à regular automaticamente o brilho dos leds e, com isso, reduzir o desgaste dos mesmos e facilitar a
leitura da mensagem exibida por parte do passageiro, já que o led vai estar sempre na intensidade correta para a luminosidade do local onde o ônibus se encontra.

Marca em ascensão, a FRT vem conquistando clientes como a alternativa ao itinerário Dimelthoz. Realmente, a marca tem aprimorado muito a qualidade dos seus produtos, inclusive introduzindo em seus produtos a regulagem automática de brilho dos leds. O grande problema da marca sempre foi a fonte fornecida para a exibição das mensagens, que sempre fui uma fonte deformada e de difícil leitura. Problema resolvido pelo uso das fontes criadas pela Dimelthoz, nos painéis da FRT. Considerado um bom produto, porém enfrenta os mesmos problemas que a Dimelthoz, que serão explicados mais a frente.

Na próxima edição, continuarei os comentários sobre cada fabricante, e contarei um pouco dos problemas enfrentados no uso destes equipamentos.

Voltar

Comente este artigo:

Data
De
Assunto

Itinerários

Olá Felipe, onde vc encontrou que a Dimelthoz foi a primeira a introduzir o controle de luminosidade nos itinerários eletrônicos ? Até onde eu saiba e me lembre quando a FRT fez o primeiro painel de leds do Brasil (feito no Brasil), até então a Mobitec reinava absoluta com os painéis dot, este primerio painel já contava com o sensor de luminosidade.
Abraços

Pesquisar no site

© Grupo BSG 2011 | Todos os direitos reservados. || Deus é meu escudo e a minha fortaleza.